Quantcast
Channel: Hostnews » servidor
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Bomba! Globo.com monta seu próprio Data Center Cloud Computing

0
0

Acabei de ler uma notícia que me deixou bastante intrigado, será que a Globo está querendo entrar na área de hosting ? Leia abaixo e dê sua opinião.

A Globo.com inova e monta estrutura de cloud baseada em software livre. O projeto, sustentado num modelo de nuvem privada, levou a empresa a investir em um data center próprio, localizado no Rio de Janeiro, que será ativado em 2012. Ideia é prover serviços na nuvem para todas as empresas das Organizações Globo. Ponto forte do projeto é a decisão de abrir o código fonte da arquitetura de cloud – baseada em software livre – ao mercado.

“A proposta é que em 2012, o nosso código fonte fique liberado para a comunidade. Esse é o grande mérito do software livre e queremos dividir esse processo”, afirma Marco Sinhoreli, da Globo.com, que participou nesta quinta-feira, 28/09, do debate Privacidade na nuvem, realizado no Rio Info 2011.

O projeto de cloud da globo.com tem características próprias – além de ser baseado em software livre – plataforma adotada na área de TI pela companhia desde 2007 – ela é totalmente montada fora da Internet. “Não estamos usando a Web para fazer a cloud. A ideia é termos uma estrutura totalmente privada”, afirma Sinhoreli.

De acordo com o executivo, o primeiro passo para estruturar a cloud foi o uso da virtualização. Hoje, inclusive, são criadas de 10 a 20 máquinas virtuais no dia-a-dia da companhia. Esse processo, conta ainda o executivo, favoreceu o ambiente de desenvolvimento de aplicações.

O número de máquinas físicas também foi reduzido significativamente, além do tempo gasto com o provisionamento de recursos. “Hoje fazemos esse trabalho muito rápido, até em função da nossa necessidade de picos de demandas”, contou o diretor da Globo.com.

A decisão de montar um data center próprio foi tomada pela direção da empresa em função das necessidades de segurança e também por conta dos elevados custos do país. “Foram feitas as contas e percebemos que ter um datacenter próprio nos dá mais segurança para tratamos nossas aplicações. Mas não seremos um player do mercado”, completa. Assista a entrevista de Marco Sinhoreli, da Globo.com à CDTV, do Convergência Digital.

Fonte: Convergência Digital


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images